Vidro temperado em Caraguatatuba 2018-04-04T15:03:50+00:00

Vidro temperado

Vidro temperado

O vidro temperado é um vidro mais resistente que o vidro comum. Ele é denominado vidro de segurança devido às suas qualidades, como a resistência e menor risco ao usuário em caso de estilhaçamento. Diferentemente do vidro comum, o vidro temperado é altamente resistente, podendo ser utilizado sem maiores preocupações na construção civil, pois respeita os requisitos mínimos de segurança exigido pelos órgãos regulamentadores.

O vidro temperado também é classificado como vidro de segurança. A base dele é o vidro comum, entretanto, após ser submetido a um processo para deixá-lo mais resistente, ele pode ser de 05 a 07 vezes (podendo chegar até 10 x) mais forte que o vidro comum. Essa característica se dá pelo fato do vidro temperado ser submetido a um processo de têmpera, como o próprio nome faz alusão.

A têmpera trata-se de um processo de tratamento térmico, utilizado em vidros e outros materiais como o aço com a finalidade de aumentar a dureza física e a resistência dos mesmos. A têmpera possui duas etapas – Aquecimento e esfriamento rápido; no caso do vidro funciona da seguinte maneira: Com o aquecimento do vidro a temperaturas de até 650º C, as moléculas do vidro se expandem, se multiplicam.

Ao serem esfriadas rapidamente, com o choque térmico, essas moléculas continuam expandidas e se tencionam, em outras palavras, as moléculas ainda continuam multiplicadas, mas ficam ‘travadas’ ali dentro, digamos assim.

Isso acontece porque o resfriamento age primeiramente na superfície do vidro ainda quente, solidificando-o quase que imediatamente. O interior, ainda derretido, esfria mais devagar. A medida em que esfria, a superfície se contrai, deixando a parte do interior sob pressão pra sempre. É esse o princípio que dá ao vidro temperado uma força descomunal, também chamada de “força de compressão”. Por isso que quando o vidro temperado quebra a sensação que se tem é de que ele estoura; é uma espécie de ‘alívio de pressão’. Apesar disso, quando temperado corretamente, o vidro temperado consegue suportar pressões absurdas de até 24.000 libras de pressão por polegada quadrada, grande resistência a calor (até 250 º C), choques térmicos, flexão e torção.

O processo de têmpera resulta em outra qualidade única do vidro de segurança temperado. Quando quebrado, o vidro temperado produz pequenos pedaços de vidro, geralmente arredondados. Essa característica é primordial para elevar o vidro temperado ao patamar de vidros de segurança, tendo em vista que o estilhaçamento do vidro temperado traz menos riscos ao usuário.

O vidro temperado é escolha constante na construção civil. É a categoria de vidro geralmente indicada para a utilização em portas de vidros, janelas. O vidro temperado também pode ser encaixilhado e é o único tipo de vidro possível de ser utilizados na linhagem de portas, box de banheiro, guarda-corpos, vitrines de loja; e móveis em geral, com mesas, estantes, etc.

Na indústria automobilística também se aplica o vidro temperado, comumente nas janelas laterais (das portas) dos carros. Os vidros dianteiros são em vidro laminado, devido às características distintas já comentadas acima. Em projetos onde haja um grande fluxo de pessoas, o mais indicado é a utilização do vidro temperado. Logicamente que isso vai depender de estudos mais detalhados sobre o projeto, local de instalação e tudo o mais necessário para construir um projeto com beleza sem esquecer do primordial, a segurança.

Galeria – Vidro temperado

Pontual Glass em Caraguatatuba

Vidro possui como características a inalterabilidade, dureza, resistência e propriedades térmicas, ópticas e acústicas. O vidro comum é o mais antigo no mercado e o que possui o mais simples processo de produção, pode ser utilizado em diferentes obras desde que estejam encaixilhado.

Pontual Glass em Caraguatatuba

O vidro laminado, é menos resistente que o vidro temperado e tem pouca resistência a impactos frontais. Este vidro possui duas ou mais placas de vidro e uma película de segurança no meio. Na fabricação, as camadas são prensadas e as lâminas ficam presas ao filme.

Pontual Glass – Vidros Planejados

Solicite um orçamento sem compromisso

CLIQUE AQUI
WhatsApp chat